Tradicionalmente, as habitações chilenas têm na cozinha um espaço central. Sendo um ponto focal dentro de cada projeto, é importante aprofundar seu desenho e ocupar cada metro quadrado disponível em favor de seu uso efetivo. Revisamos 7 cozinhas projetadas especificamente em casas chilenas; cada um com detalhes , distribuições particulares e diferentes combinações de materiais, móveis e equipamentos.
Segundo seus diferentes contextos, cada projeto apresenta uma relação específica com a luz, iluminando-se zenitalmente e / ou conectando-se visualmente com o exterior. Quanto à sua configuração espacial, encontramos variações interessantes nas tipologias clássicas de cozinha linear, em U e em L.
Os materiais utilizados conformam diferentes atmosferas dentro de cada um desses espaços, destacando-se o uso de Melamina, Mármore Travertino e MDF Laqueado, entre outros.
Los Halcones / FG Arquitectos + Demaria
Localização: Lo Barnechea, Santiago
Ano: 2011
Cozinha: Xilofor
Fotografia: Xilofor
Materiais Predominantes:
- Concreto
- Caixilharia em madeira
- Bancada de pedra Los Vilos em lajes horizontais.
Esta casa é projetada para ser habitada simultaneamente em diferentes espaços, independentes, mas relacionados entre si, sempre fazendo parte de um todo. Os espaços internos e as vistas conquistam todo o terreno e os espaços exteriores são uma referência permanente.
A cozinha incorpora no projeto as necessidades e anseios de como viver este espaço, onde as máquinas estão escondidas, mas prontas para serem usadas. Todos os utensílios, panelas e outros elementos da cozinha têm acesso fácil. Destaca-se uma ilha central em carvalho sólido para atender e trabalhar - usando cores neutras, mas quentes -, orientada para uma janela com vista para um pátio de pedra, vigas rústicas e jardim. A ilha central torna-se assim a grande protagonista do espaço, contra a qual instalamos o fogo da cozinha, sempre presente.
Casa El Pillán / Raimundo Anguita
Localização: El Pillán, Las Condes, Santiago
Ano: 2017
Cozinha: Xilofor
Fotografia: Nico Saieh
Materiais Predominantes:
- Tampos em Silestone Mont Blanc, com lava-louças Schock.
- Revestimento de parede e prateleira de Silestone Mont Blanc.
- Portas de móveis melamínicas grafite cinza e móveis de coluna de melamina branco soft, puxadores de perfil de alumínio no canto.
- Artefatos integrados em móveis e um armário para vinhos com prateleiras de madeira maciça.
Esta cozinha linear com 2 elevações de móveis se destaca em um grande espaço central, onde há uma ilha de trabalho e uma mesa de jantar. A linearidade é reforçada pelos contrastes de tonalidades entre a elevação de colunas e artefatos de cores claras, e a fileira de móveis de trabalho de cor escura, que termina com a vista para o jardim ao fundo.
A área para cozinhar é concentrada no teto iluminado por um sanca linear, apoiado pela ilha de trabalho. À frente estão as colunas do piso ao teto, com os fornos e geladeiras. Na ilha, há espaço para guardar louças, talheres e toalhas de mesa, enquanto uma mesa de madeira tem vista para o jardim.
Casa Rocas / Studio MK27 + 57STUDIO
Localização: Zapallar, Chile
Ano: 2012
Cozinha: Xilofor
Fotografia: Fernando Guerra
Materiais Predominantes:
- Piso de mármore travertino, paredes e forros pintados em branco.
- Frentes de MDF laqueado, tampo e encosto embutidos na parede de Silestone.
- Puxadores tipo alça de alumínio.
A cozinha é composta de três partes que, em conjunto, proporcionam uma leitura fácil do total. Por um lado, há colunas do piso ao teto que incorporam os fornos e geladeiras, enquanto no lado oposto há uma mesa baixa, lado a lado, que abriga a bancada e a área para lavação composta de uma pia e uma máquina de lavar louça. No centro, localiza-se uma ilha que serve para cozinhar e servir os convidados. Três lâmpadas brancas fecham o conjunto.
Casatru / Gonzalo Mardones V Arquitectos
Localização: Zapallar, Chile
Ano: 2016
Cozinha: Xilofor
Fotografia: Nico Saieh
Materiais Predominantes:
- Frentes laqueadas em branco brilhante e chapa de cedro.
- Puxadores de perfil de alumínio.
- Tampos de quartzo Silestone Altair e Branco Zeus.
Nesta cozinha destaca-se uma ilha central e móveis perimetrais em forma de U. Possui um setor para cozinhar no centro, máquina de lavar louça em uma extremidade e geladeiras e fornos na outra.
O verniz brilhante traz luminosidade e vitalidade para o espaço e contrasta com a elegância do cedro. O puxador corrido é preso ao móvel, mantendo sua sobriedade e simplicidade.
Casa Málaga / Prietoschaffer arquitectos
Localização: Las Condes, Chile
Ano: 2017
Cozinha: Xilofor
Fotografia: Xilofor, Roland Halbe
Materiais Predominantes:
- Puxador de alumínio preto.
- Tampo em quartzo Silestone Mont Blanc.
Distribuição em L para cozinhar e lavar com ilha central em um único nível para comer. Os fornos e refrigeradores estão localizados em colunas na parede lateral. Os móveis revestidos em poliuretano azul brilhante dão um caráter sóbrio e elegante à cozinha em geral.
Casa Zilleruelo / Gonzalo Mardones V Arquitectos
Localização: Brisas de Chicureo, Colina, Chile
Ano: 2017
Cozinha: Xilofor
Fotografia: Nico Saieh
Materiais Predominantes:
- Puxador corrido de alumínio preto.
- Cobertura mineral Dekton Kairoos.
A cozinha é caracterizada por um espaço em forma de L com ilha longitudinal na área da cozinha e uma mesa separada na área da sala de jantar. A parede do fundo tem uma cobertura para lavar e destaca colunas de móveis com fornos e geladeiras. As frentes da mobília, em preto laminado com textura de madeira, trazem elegância e sobriedade à cozinha em geral.
Casa Beranda / Schmidt Arquitectos Asociados
Localização: Zapallar, Chile
Ano: 2011
Cozinha: Xilofor
Fotografia: Xilofor
Materiais Predominantes:
- Frente Laqueada NCS 7000 N Brilho.
- Tampo Dekton Aura.
- Puxador corrido preto.
Cozinha linear conformada por duas elevações voltadas para uma ilha central, direcionando as vistas para o mar. Uma elevação concentra a área para cozinar e a outra, a área de lavação.
Destacam-se as diferentes profundidades do móvel: o extraordinário cinza laqueado permite enquadrar toda a elevação, enquanto a linha intermediária de murais laqueados em preto gera uma segunda profundidade para manter um distanciamento funcional em uso. A iluminação é gerada em ambos os níveis, enquanto o material dos telhados (Dekton) sobe para revestir as paredes e enfatizar sua textura.